15/06/22 |   Research, Development and Innovation

Alunos da Fundação Bradesco visitam sede da Embrapa Pecuária Sul

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Guilherme Deble

Guilherme Deble - Alunos acompanharam diversas atividades de pesquisa da Embrapa

Alunos acompanharam diversas atividades de pesquisa da Embrapa

Na manhã desta terça-feira (14/06), no Auditório Dr. José Mendes Barcellos, alunos do terceiro ano do ensino médio da Fundação Bradesco de Bagé visitaram a sede da Embrapa Pecuária Sul, para uma programação sobre as atividades e estudos realizados pelo centro de pesquisa. A atividade integrou a programação do aniversário de 47 anos da Unidade, celebrado no dia 13 de junho, e marcou a retomada do programa Embrapa & Escola.

O evento teve início com a apresentação de Marco Antônio Karam, engenheiro agrônomo da área de transferência de tecnologia da Unidade, que falou sobre como a pecuária está presente no cotidiano do brasileiro. Karam abordou o papel do desenvolvimento tecnológico para avanço da agricultura brasileira (oferta de alimentos) e as contribuições tecnológicas da Embrapa para cumprir este propósito.

Elisa Osmari, zootecnista da Embrapa Pecuária Sul, falou sobre os benefícios da pecuária de precisão para a atividade, como melhorias ao bem-estar animal e à produtividade. O rastreamento de microchips implantados nos animais demonstra o avanço da tecnologia em serviço do bem-estar dos animais, com informações precisas e atualizadas dos animais. A zootecnista destacou, também, a importância do uso de drones para melhor visualização de problemas que afetam a produção pecuária, como a infestação pelo capim-annoni, e abordou, ainda, o aplicativo Pasto Certo, que ajuda o produtor no manejo correto das pastagens.

O pesquisador Vinicius Lampert e o analista de informática Henry Carvalho, ambos da Embrapa Pecuária Sul, comentaram sobre a importância da bioinformática no melhoramento genético dos animais. Carvalho destacou o planejamento sobre as ferramentas de tecnologia, onde a área de informática destaca-se em diversos setores, inclusive com enfoque na pecuária, visando auxiliar todos os caminhos para o uso eficaz do campo. O domínio das novas tecnologias da informação e comunicação pelos jovens foi abordado por Lampert como um facilitador para o desenvolvimento de sistemas e acesso ao mercado de trabalho. “O agronegócio necessita eficiência, produtividade e equipe para gerenciar o seu tempo”, explica.

O evento finalizou na estação agrometeorológica, com Gustavo Trentin, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, que comentou sobre a coleta e utilização de dados meteorológicos na agropecuária. Trentin frisou sobre a importância dos dados e estimativas da meteorologia no cotidiano do usuário em aplicativos de previsão do tempo, por exemplo. Alguns equipamentos foram demonstrados como uso de termômetros, onde é realizada a coleta de informações de temperaturas atmosférica e do solo. Para a medição das precipitações, foi apresentado o pluviômetro, que auxilia na estimativa de quantidade de chuva.

Texto: Guilherme Deble

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Press inquiries

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/