15/06/22 |   Strategic Management

Aniversário da Embrapa Pecuária Sul é marcado por homenagens

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Felipe Rosa

Felipe Rosa -

A Embrapa Pecuária Sul completou 47 anos de atuação no dia 13 de junho, e a data foi lembrada em homenagens em diferentes esferas. No dia do aniversário, a Câmara de Vereadores de Bagé (RS), município onde o centro de pesquisa está sediado, realizou uma sessão especial em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesse período e às contribuições para o setor pecuário, proposição feita pelo presidente da Casa, Augusto Lara e pela vereadora Lia Rejane Presa. A sessão contou com a participação dos integrantes da gestão da unidade e também da maioria dos empregados.

O presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Lara, ressaltou a importância da Embrapa Pecuária Sul para o desenvolvimento da região como um todo. “Além de contribuir localmente, a instituição tem um papel fundamental na valorização daquilo que o nosso Pampa tem de melhor, que é a produção pecuária e a oferta de carne de qualidade”, disse. Já a vereadora Lia Rejane Presa destacou que a Embrapa é uma das empresas mais respeitadas e valorizadas no país, e fundamental para o desenvolvimento não só do setor primário, mas de toda a economia brasileira.

Na sessão, o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, pesquisador Fernando Cardoso, salientou a contribuição da empresa para o país que passou de importador de alimentado na década de 1970, para um dos maiores produtores e exportadores de alimentos no mundo. “Porém, temos ainda muitos desafios pela frente. Com o crescimento da população mundial, aumenta a demanda pela produção de alimentos. Paralelo a isso, temos o grande desafio de produzir mais com a preocupação de preservação dos recursos naturais. Ou seja, temos cada vez que ser mais eficientes, produzindo alimentos de qualidade com a conservação do meio ambiente”.

Legislativo estadual – O aniversário também foi lembrado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em proposição feita pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito.  No dia 07 de junho, representantes do centro de pesquisa foram recebidos pelo presidente da casa, deputado Valdeci Oliveira junto com Brito. Já no dia 08, foi realizada uma homenagem na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo. Para o deputado Adolfo Brito, a Embrapa Pecuária Sul tem a missão de continuar trabalhando para a qualificação da pecuária da região, possibilitando melhorias nos sistemas de produção e nos produtos que chegam aos mercados consumidores.

Fernando Cardoso falou da evolução de tecnologias à disposição do produtor e da transformação da matriz produtiva dos campos sulinos, em especial no bioma Pampa, com a introdução das culturas de soja, viticultura, olivicultura e silvicultura na região. Nesse sentido, segundo ele, a Embrapa Pecuária Sul tem trabalhado cada vez mais com a sistemas integrados de produção, aliando pecuária com lavouras e florestas. “Com isso, é possível gerar maior renda para o produtor e diminuir o impacto ambiental do processo produtivo”.

Câmara dos Deputados – Ainda em lembrança às comemorações dos 47 anos, a Câmara dos Deputados aprovou e concedeu um Voto de Louvor à Embrapa Pecuária Sul. A proposição foi feita pelo deputado federal do Paraná Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. A homenagem foi proposta pela relevância da atuação da instituição, na busca por tecnologias que contribuem para o desenvolvimento da pecuária brasileira.

Homenagem especial – A Câmara de Vereadores da Bagé prestou também uma homenagem especial a Joal Brazzale Leal, que há 59 anos atua na pesquisa agropecuária. Na Embrapa Pecuária Sul desde a sua fundação, Leal começou a atuar na área na Estação Experimental Cinco Cruzes, vinculada ao Ministério da Agricultura e onde hoje funciona o centro de pesquisa.

Nessa trajetória Joal Brazzale Leal teve contribuições extremamente importantes para a pecuária, em áreas como o melhoramento genético e reprodução animal. Esteve a frente, por exemplo, na consolidação e desenvolvimento das raças sintéticas Brangus e Braford. Nesse sentido, foi presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford, da Associação Brasileira de Angus e da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, além de ter exercido o cargo de primeiro secretário municipal de agropecuária do município de Bagé. Leal também foi Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul por duas vezes. “Gostaria de compartilhar essa homenagem com todas as equipes que trabalharam comigo, pois sem elas não se teria alcançado os resultados que conseguimos nesse período”, ressaltou Joal Brazzale Leal ao receber a homenagem. 

Histórico - Criada em 13 de junho de 1975, a Embrapa Pecuária Sul foi fundamental para a consolidação da pecuária dos Campos Sul-brasileiros, contribuindo de forma significativa para o aumento da produtividade e da competividade da atividade. Atualmente a unidade conta com 109 funcionários, sendo 32 pesquisadores, 23 analistas, 17 técnicos e 37 assistentes, e atua em diferentes áreas da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura. Nesta trajetória, o centro de pesquisa teve um papel importante na diversificação da atividade pecuária na região, acompanhando de perto as necessidades do setor produtivo, sempre buscando atender as demandas dos diferentes setores envolvidos com a pecuária.

Entre as inúmeras contribuições da Embrapa para a pecuária estão o desenvolvimento da raça sintética Brangus/Ibagé, técnicas de controle de endoparasitos em ovinos que reduziram consideravelmente a morte de animais, introdução de espécies de forrageiras de inverno e de verão nos sistemas de produção, técnicas de manejo do rebanho, o desmame precoce de terneiros, o acasalamento de inverno em bovinos, melhoramento de campo nativo, controle integrado de endo e ectoparasitos em bovinos, o desenvolvimento do novilho precoce, entre outras. São tecnologias, práticas e recomendações que tiveram grande impacto no sistema de produção, dando maior competitividade e qualidade à nossa pecuária.

Atualmente a unidade continua procurando soluções para uma pecuária competitiva e sustentável. Nesse sentido, adotou como filosofia de trabalho a busca por uma produção de alimentos saudáveis em sistemas sustentáveis, que norteia as ações de pesquisa e de transferência de tecnologias. Como exemplos, podem-se se citar os estudos e desenvolvimento de tecnologias para o controle do capim-annoni, a disponibilização de cultivares de forrageiras adaptadas à região, o desenvolvimento de produtos cárneos de ovinos, a integração lavoura-pecuária-floresta, o desenvolvimento territorial e apoio à pecuária familiar, a utilização de ferramentas de genômica para o melhoramento animal, e tecnologias para a mitigação da emissão de metano na pecuária, entre muitas outras. As pesquisas que estão em desenvolvimento buscam tecnologias para uma pecuária inserida em sistemas de produção que preconizem o uso racional dos recursos naturais e com eficiência técnica, produtiva e econômica.

Fernando Goss (1065 MT/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Press inquiries

Phone number: (53) 3240-4749

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/